Cuidados, recomendações e dicas sobre Pneu:
Como avaliar os desgastes dos pneus do meu carro? Como identificar as marcas irregulares no pneu? Quais os cuidados que podem ser tomados para aumentar a durabilidade dos pneus?
Cuidado e prevenção são primordiais para se evitar o desgaste irregular dos pneus, que ocorrerá sempre que não for feita a manutenção preventiva do veiculo, os pneus irão se desgastar de forma aleatória, fazendo com que seja realizada a troca prematura dos pneus.
Para saber se seus pneus estão se desgastando irregularmente basta verificar os indicadores de desgaste. Alguns sintomas podem ser verificados como:
- Veículo desalinhado – o automóvel parece “puxar” para um dos lados. Este é um dos fatores associado ao desgaste dos pneus de forma geral, e que prejudica o funcionamento de outras peças, além de acarretar no aumento do consumo de combustível;
- Amortecedores em mau estado – quando os amortecedores estão em mau funcionamento, os pneus também sofrem, fazendo com que fiquem mal equilibrados, aparecendo desgastes não uniformes em toda sua extenção.
- As travagens bruscas – quando utilizado diversas vezes os freios de forma ríspida, os pneus tendem a se desgastarem com mais rapidez e irregularmente, formando desgastes horizontais ao longo do pneu.
- Tempo de frenagem maior - pneus gastos, "carecas", têm menor aderência ao piso, o que resulta a uma maior distância de frenagem.
- Vibração no volante – ocorre por desgaste ou calibragem incorreta dos pneus. O volante passa a refletir todos os obstáculos que os pneus encontram na estrada; O alinhamento incorreto da direção faz com que as rodas não girem no sentido de direção do veículo. Ao rodar “torcidas”, afetam as partes laterais do pneu, desgastando-se rapidamente.
- Desgaste desigual entre os pneus - a posição das rodas (geometria, paralelismo) e a forma de condução do veículo provocam desgastes desiguais entre os pneus.
- Danificação no pneu – quando danificado o pneu por arranhões, cortes ou saliências aumenta consideravelmente o desgaste do pneu.
- Pneus vazios – tendo por costume circular com os pneus com menos pressão que a aconselhada, ou seja, não encher o pneu, faz com que o pneu fique “esmagado” contra o pavimento. Portanto, é produzido um desgaste anormal, esta irregularidade pode provocar até 15% de aumento no consumo de combustível.
- Pneus com excesso e pressão – havendo o enchimento excessivo dos seus pneus faz com que o contato com a estrada seja feito por uma área muito pequena, e e a segurança fica afetada.
Cuidados que podem ser tomados para evitar os desgastes antecipados dos pneus: